A Plataforma Enembulando agora é 100% gratuita!
Clique em cadastrar e comece agora mesmo

voltar para o blog

Planos de estudos: EXTENSIVO, INTENSIVO E REVISÃO Atualizado no dia

Se você já leu a nossa matéria aqui no Enembulando sobre  como montar um plano de estudos pro Enem, então já sabe a importância de planejar a sua preparação pra prova. Um estudo sem planejamento está condenado ao fracasso.  Montar um bom plano de estudos depende de vários fatores. A rotina diária do estudante, se o estudante ainda está no Ensino Médio ou já concluiu, se faz ou não cursinho, o nível de aprendizado que já está, se tem como objetivo um curso concorrido ou não. Enfim, muita coisa deve ser levada em consideração, inclusive os conteúdos que mais caem no Enem, estes que devem ser priorizados. Porém, nessa post vamos focar em um fator bastante decisivo na criação de planos de estudos: o tempo

Os tipos de planos de estudos

O tempo disponível pra estudar talvez seja o fator mais decisivo na elaboração de um planejamento dos estudos. Quem tem muito tempo com certeza tem uma vantagem maior, mas mesmo com pouco tempo ainda é possível se preparar pra prova do Enem. Vamos falar aqui de 3 tipos de preparação. 

Todos os planos de estudos podem ser divididos basicamente em 3 tipos: o plano de estudo extensivo, o plano de estudos intensivo e revisão. 

O plano de estudo EXTENSIVO

O plano de estudo extensivo é aquele para o estudante que tem bastante tempo para se preparar antes do Enem. Ou seja, o estudante que tem 8 ou mais meses de disponibilidade e também conta com bastante tempo diário pra estudar (6 ou mais horas). O plano de estudo extensivo é o ideal para quem está pleitando uma vaga na faculdade federal e praticamente obrigatório para os que querem cursos concorridos como Medicina. Mesmo que não tenha muito tempo para estudar, para quem está tentando Medicina, por exemplo, um plano intensivo raramente será o suficiente para garantir nota necessária pra passar. 

Montando este tipo de plano de estudos, você poderá estudar e trabalhar conteúdos mais extensos o que te dará oportunidade de aprofundar mais em todos os conteúdos. Além de permitir um aprofundamento maior nos conteúdos, você terá mais tempo de rever as suas estratégias e definir novas prioridades. Você vai ter o tempo pra ir verificando o que funciona e o que não funciona e poderá assim, ir aprimorando o seu planejamento. Um plano de estudos é um guia para que possa ter controle sobre o que precisa ser estudado. Uma vez criado, não só pode como deve ir reavaliando se as metas estão sendo atingidas e aplicando melhorias. 

Principalmente aqui, o plano de estudos deve ter atenção redobrada, com muito tempo, é fácil se dispersar. 

Um bom plano de estudo extensivo é capaz de contemplar todos conteúdos que caem no Enem, mesmo assim, ainda deverá ser priorizado os conteúdos que mais caem no Enem.

O plano de estudo INTENSIVO

Se você não tem tanto tempo assim para se preparar pro Enem, o melhor a ser feito é montar um plano mais intensivo. O plano de estudos intensivo é para você que tem muitos meses, mas poucas horas diárias pra estudar, ou que tem bastante horas diárias, mas só está começando os estudos a poucos meses antes do Enem.  Se você se encontra nesta situação é impraticável um plano extensivo simplesmente porque não dará tempo de ver tudo o que precisa.

Há ainda 2 cenários para os que tem pouco tempo de estudo. Se você ainda está, por exemplo, á 4 meses do Enem e tem bastante tempo diário, você ainda se dará o luxo de dar uma passada pelas matérias e estudar os conteúdos. Porém, se você tem 4 meses e pouco tempo diário talvez o melhor a ser feito é partir direto para os exercícios e se ater a livros somente para revisão. 

No plano de estudos intensivo, os conteúdos que mais caem no Enem devem ser trabalhados com mais afinco. Uma dica é pegar muitas listas de exercícios destes temas que são os mais recorrentes no Enem. É provado cientificamente que resolver exercícios é a melhor técnica de estudo.

Para quem esta seguindo um plano intensivo, foco e disciplina são palavras-chave. Os maiores desafios talvez sejam o cansaço e a ansiedade frente a quantidade de conteúdo que precisaria ter estudado e o pouco tempo para correr atrás.

REVISÃO

Um plano de revisão engloba dois casos: os que estão com um plano extensivo poderão separar os últimos 2 meses para revisar.  O outro caso é dos tem pouquíssimo tempo antes do Enem restando como única opção partir logo pra revisão. Tanto nos dois casos é importantíssimo focar nesta etapa: resolver o máximo de exercícios que puderam, começando por todas as provas antigas do Enem. Neste etapa é importante também além de continuar fazendo redações toda a semana, fazer vários simulados do Enem. Os simulados são importantes por vários motivos, no extensivo e no intensivo te ajudarão a medir seu desempenho e reaver estratégias. Na revisão, os simulados vão fazer você resgatar conteúdos já estudados, e se a condicionar resolver em pouco tempo a numerosa quantidade de questões que o Enem demanda. 

 

© Todos os direitos reservados. Enembulando. 2024.