Como estudar com Simulados | Enembulando

Como estudar com Simulados

Se você já leu aqui no Enembulando um post que fizemos sobre a comparação das principais Técnicas de Estudo então você já sabe que fazer exercícios praticando o que estudou é sem dúvidas a melhor forma de aprender. 

Estamos acostumados a ler a matéria primeiro, resumir e, só então, partir para a realização de exercícios. No entanto, se achar que a sequência não está fazendo seus estudos renderem, você pode inverter essa ordem.  Fazer testes não é apenas um mecanismo para avaliar o quanto as pessoas sabem. Na verdade, irá te ajudar a aprender, e funciona melhor do que várias outras técnicas de estudo. Estudar com Simulados fará você aprender melhor, reforçar o que já sabe, aprenderá a resolver problemas e a desvendar como conteúdo é cobrado pelo Enem. Interpretação de textos é uma parte crucial da prova do Enem e está presente em todas as provas. Você terá que interpretar os enunciados que quase sempre apresentam recortes de textos científicos, notícias de jornais e revistas, além de ter que interpretar gráficos e imagens. Fazer simulados trabalhará tudo isso. Resolver simulados também lhe fará uma preparação nos aspectos físicos e emocionais necessários para o grande dia! Você só tem a ganhar. 

Aprender é mais do que simplesmente absorver, é reconstruir o conhecimento. 

Com estudar com Simulados

Não tem segredos, é fazer exercício atrás de exercício:

  1. Pegue uma lista de exercícios da matéria que você está estudando e resolva a lista.
  2. Depois de resolver a lista, confira o gabarito e veja quais você acertou e quais errou. Para cada questão errada faça o seguinte, se questione o porquê de ter errado. Algum conceito que não entendeu ou que você achou que tinha entendido? Ou por que você realmente não sabia do que estava sendo dito? Faltou algum conhecimento que precisa ter pra responder a questão? Ou foi apenas erro de interpretação?
  3. Depois de ter identificado o erro (pode usar resoluções comentadas), ex. errei por quê não sabia um determinado fato histórico, estude sobre o que errou. Busque na internet algum texto, olhe no livro mas não deixe o erro passar. 

Acompanhando o desempenho

Uma forma de você acompanhar o seu desempenho é a cada simulado marcar em uma planilha o tópico do simulado, a quantidade de acertos e a quantidade de questões do simulado. É só dividir os acertos pela quantidade de questões e multiplicar por 100 pra achar a porcentagem de acertos. Conforme for melhorando, busque listas com questões mais difíceis. 

Aqui entre nós, em off, na prática ir bem no Enem é acertar mais. E acertar nem sempre é uma questão de quem sabe ou quem não sabe. Conforme for treinando começará a ver padrões entre as questões e padrões na forma chegar nas soluções. Claro que certos padrões, a banca que elabora as questões já estão vigilantes e usam estratégias de esconde-las, algumas delas você pode ler aqui Como chutar no Enem

 

Como estudar com SIMULADOS