Como montar um plano de estudos para o Enem 2024 Atualizado no dia
O estudo para qualquer prova deve ser organizado.
Porém, para elaborar um bom plano de estudos, não basta só pegar todas as matérias que vão ser cobradas no Enem e sortia-las numa agenda.
Sua rotina deve ser considerada. As metas devem ser claras e realistas.
A criação de um plano para os estudos dos conteúdos é de vital importância para que você consiga se preparar para o Enem. Tudo o que você precisa para fazer seu plano de estudos é algumas folhas em branco e canetas. Você pode usar uma agenda, ou se preferir fazer em uma planilha do Excel, você pode baixar vários modelos na internet.
Antes de começar a montar seu plano de estudos
O seu plano de estudos vai depender primeiramente de dois fatores: o tempo que tem até o dia da prova e o tempo diário que você tem pra estudar.
Montar um plano de estudos, na prática, é planejar o conteúdo que vai ser estudado até o dia da prova. É fato que todo o tempo é pouco para se preparar pro Enem,então, o ideal é você se preparar logo desde o primeiro ano do ensino médio, mas a realidade é diferente.
Antes de começar a montar o plano você precisa ter respondido:
- Quanto tempo você tem disponível? 8 meses? 6 meses? 2 meses?
- E como é o seu dia-a-dia?
- Você tem quantas horas por dia pra estudar?
O tempo disponível para se preparar para o Enem vai ser o que definirá como você montará o seu plano de estudos. Caso tenha muito tempo pra se preparar, ótimo, isto siginifica que você poderá fazer um estudo extensivo e ainda poderá separar alguns meses pra revisar e praticar. Caso tenha pouco tempo, as coisas podem se complicar um pouco, mas basta definir prioridades e se adequar.
Recebemos aqui no Enembulando vários pedidos de planos de estudos prontos. Ainda vamos fazer esse plano pra vocês terem um modelo de referência, porém, cada plano de estudos tem que ser personalizado porque cada um tem a sua própria disponibilidade e rotina. Não existe um plano universal!
Montando o seu plano de estudos
Vamos à prática, pegue papel e caneta, ou já baixe e imprima nossos modelos, clicando aqui.
1. Organize sua rotina
Quais são as suas atividades e compromissos da semana? A primeira coisa a se fazer pra montar o seu plano de estudos é listar tudo que já tem que fazer. Coloque todas as suas disciplinas da escola, se tem cursinho de inglês, algum esporte, coloque tudo. Só depois de listar todos os afazeres diários você saberá de fato quanto tempo tem por dia para se dedicar ao Enem. Marcando todos os horários ocupados você verá com clareza quais horas terá disponíveis pros estudos.
2. Elaboração do cronograma
O cronograma para estudos do Enem deve ser elaborado a partir da organização de sua rotina, em forma de um calendário semanal. Agora que você já organizou toda a sua programação diária. Delimite horários para os estudos. Como dissemos no início o plano dependerá do tempo disponível até a data da prova.
3. Matérias e assuntos: O que cai no Enem?
Separe todas as matérias que cairão no Enem e organize-as por assuntos, foi exatamente isso que fizemos na nossa Revisão Enembulando. Escolha no máximo duas matérias para estudar por dia para que, dessa forma, você não se sobrecarregue e nem fadigue o seu intelecto estudando apenas um assunto, nem ficando confuso por se aprofundar em matérias demais. Intercale áreas de conhecimento para que o estudo seja mais produtivo. Outra dica é colocar sempre uma matéria que você tenha mais dificuldade no mesmo dia que de um assunto que tenha mais interesse e domínio. Esse equilíbrio surtirá bons efeitos na absorção dos conteúdos.
4. Determinando os horários
Os horários destinados aos estudos devem ser divididos para as matérias que for estudar. Por exemplo, caso tenha 3 horas disponíveis em um dia, uma hora e meia deverá ser destinada a cada matéria. Essa uma hora e meia também deve ser dividida entre os tópicos, dessa forma, você terá metas a cumprir e isso te ajudará a não ficar enrolando nas tarefas. Lembre-se de dar uma pausa de 15 minutos a cada uma hora, pois isso torna o estudo ainda mais produtivo. Tome água, se alongue ou caminhe pela casa. Cuidado nesse momento de descanso para não se distrair e perder tempo. Tenha foco nos seus objetivos.
5. Assuntos mais difíceis, treinamento e revisão
O seu cronograma de estudos para o Enem deve contemplar um horário especial para o estudo de matérias que sinta mais dificuldade. Essas matérias exigem uma atenção especial. Parte do estudo deve incluir o treinamento pra prova. Resolver questões do Enem dos temas que você está estudando além de ser uma forma de se testar, fará você aprender mais sobre a prova e como o que você estudou é abordado. Você pode fazer simulados, e estudar apartir da resolução comentada das provas anteriores. Reserve também no seu cronograma de estudos um momento para a revisão, ela deve ser feita no mês que precede o Enem e conter, além dos tópicos que você apresenta maior dificuldade, aqueles assuntos que têm maior probabilidade de cair na prova.
Com seu cronograma organizado, foque no seu objetivo, cumpra o que se propôs a fazer e dê o melhor de si. A preparação com antecedência para o Enem traz muito mais confiança ao estudante e, com certeza, você terá maiores chances de alcançar seu objetivo.