Como montar um plano de estudos IMBATÍVEL pro ENEM | Enembulando

Como montar um plano de estudos IMBATÍVEL pro ENEM

O estudo para qualquer prova deve ser organizado. Elaborar um bom plano de estudos não é só pegar todas as matérias que vão ser cobradas e sortiar elas numa agenda. Sua rotina deve ser considerada. As metas tem que ser claras e realistas. A criação de um cronograma para os estudos dos conteúdos é de vital importância para que você consiga preparar pro ENEM. Tudo o que você precisa para fazer seu plano de estudos é algumas folhas em branco e canetas. Você pode usar uma agenda, ou se preferir fazer no excel você pode baixar vários modelos na internet.

1. Organize sua rotina

Quais são as suas atividades e compromissos da semana? A primeira coisa a se fazer pra montar o seu plano de estudos é listar tudo que você já tem que fazer. Na escola, coloque todas as suas disciplinas, se tem cursinho de inglês, esportes, coloque tudo.

2. Elaboração do cronogramaCronograma Semanal

O cronograma para estudos do ENEM deve ser elaborado a partir da organização de sua rotina, em forma de um calendário semanal. Faça uma tabela, no computador ou a mão mesmo, com toda a sua programação diária. Delimite horários para as atividades e cumpra-os rigorosamente. Lembre-se de destinar um horário para o estudo individual. Se quiser você pode baixar nosso modelo (esse da foto) clique aqui.

3. Matérias e assuntos: O que cai no ENEM?

Separe todas as matérias que cairão no ENEM e organize-as por assuntos, foi exatamente isso que fizemos na nossa Revisão Enembulando. Escolha no máximo duas matérias para estudar por dia para que, dessa forma, você não se sobrecarregue e fadigue seu intelecto estudando apenas um assunto, nem ficando confuso por se aprofundar em matérias demais. Intercale áreas de conhecimento para que o estudo seja mais produtivo. Outra dica é colocar sempre uma matéria que você tenha mais dificuldade no mesmo dia que de um assunto que tenha mais interesse e domínio. Esse equilíbrio surtirá bons efeitos na absorção dos conteúdos.

4. Determinando os horários

Os horários destinados aos estudos devem ser divididos para as matérias que for estudar. Por exemplo, caso tenha 3 horas disponíveis em um dia, uma hora e meia deverá ser destinada a cada matéria. Essa uma hora e meia também deve ser dividida entre os tópicos, dessa forma, você terá metas a cumprir e isso te ajudará a não ficar enrolando nas tarefas. Lembre-se de dar uma pausa de 15 minutos a cada uma hora, pois isso torna o estudo ainda mais produtivo. Tome água, se alongue ou caminhe pela casa. Cuidado nesse momento de descanso para não se distrair e perder tempo. Tenha foco nos seus objetivos.

5. Assuntos mais difíceis, treinamento e  revisão

O seu cronograma de estudos para o ENEM deve contemplar um horário especial para o estudo de matérias que sinta mais dificuldade. Essas matérias exigem uma atenção especial. Parte do estudo deve incluir o treinamento pra prova. Resolver questões do Enem dos temas que você está estudando além de ser uma forma de se testar, fará você aprender mais sobre a prova e como o que você estudou é abordado. Você pode fazer simulados, e estudar apartir da resolução comentada das provas anteriores. Reserve também no seu cronograma de estudos um momento para a revisão, ela deve ser feita no mês que precede o ENEM e conter, além dos tópicos que você apresenta maior dificuldade, aqueles assuntos que têm maior probabilidade de cair na prova.

Com seu cronograma organizado, foque no seu objetivo, cumpra o que se propôs a fazer e dê o melhor de si. A preparação com antecedência para o ENEM traz muito mais confiança ao estudante e, com certeza, você terá maiores chances de alcançar seu objetivo.

Modelo de um Plano de Estudos Semanal

Conteúdo relacionado