A Plataforma Enembulando agora é 100% gratuita!
Clique em cadastrar e comece agora mesmo

voltar para o blog

Como chutar no Enem Atualizado no dia

Isto mesmo, escrevemos este post para te ensinar a chutar no Enem.

Todo mundo chuta, quem não sabe nada chuta mais, quem sabe mais chuta menos. Deixar a resposta em branco? JAMAIS.

Quando falamos de chute, estamos falando de duas categorias. Contar unicamente e exclusivamente com a sorte, fazendo quase um uni-duni-tê para escolher sua resposta é a mais famosa. Porém, aqui neste artigo estamos falando de outra forma de chutar, chutar de forma inteligente.

Segundo Paulo César Pereira, professor de matemática, estatística, probabilidade e análise financeira, a técnica “a arte de marcar X” funciona e aumenta 10% na nota da prova.

Chutando com inteligência

1. Estudar o conteúdo da prova

Essas estratégias se tratam de probabilidades, quanto mais você souber do conteúdo mais questões você elimina e maior a probabilidade de acerto na hora do chute. Quem nunca ficou em dúvida entre duas alternativas muito parecidas e acabou marcando a errada? Acredito que muitos.  Pense comigo, se você ficar entre duas questões terá 50% de chances, essa chances diminuem conforme aumenta o número de questões.

2. Chutar no tempo certo

Nada vai adiantar se você usar as 4 horas que tem pra fazer a prova tentando resolver as questões, chegar no final ter várias questões sem respostas e não ter tempo pra chutar. Segundo o Professor Paulo Sampaio, você deve chutar quando o tempo para realizar a prova estiver acabando, tentando eliminar o máximo de questões possíveis antes de chutar.

3.  Não chute sempre na mesma

Apesar de muitos aconselharem a chutar sempre na mesma questão, esse é um método bastante arriscado, pois o MEC exige igualdade nas questões, em torno de 20% para cada letra.

4. Eliminação

Elimine o máximo de questões que conseguir, isso aumentará sua probabilidade de acerto.

Um exemplo, você não sabe nada sobre a matéria, mas a pergunta claramente pergunta por bananas e metade das alternativas respondem vegetais. Elimine vegetais.

5. Repetição

Verifique se há respostas que se repetem, caso existam, estas tendem a ser as corretas. Note no exemplo a seguir que as palavras Gato e Cachorro aparecem mais vezes em todas as alternativas, então provavelmente a resposta correta é a C, pois reúne as palavras mais citadas.

A) Cachorro e Cavalo
B) Vaca e Gato
C) Gato e Cachorro
D) Gato e Macaco
E) Cachorro e Macaco

6. Respostas semelhantes

Geralmente o examinador tende a tentar confundir o candidato colocando alternativas parecidas ou próximas da resposta correta. Com isso as alternativas que são muito semelhante a outras provavelmente conterão a alternativa correta. Veja esse exemplo, nesse caso a alternativa B é semelhante ou próxima da C, então provavelmente uma das duas é a correta.

   A) 10,8
   B) 15,2
   C) 15,5
   D) 18,2
   E) 20,5

7. Generalizando tudo

Desconfie de toda alternativa que generaliza um determinado assunto, lembre que toda regra tem a sua exceção, quando houver alternativas desse tipo elas tem maior probabilidade de estarem erradas. Segue alguns exemplos de palavras que generalizam assuntos: nunca, jamais, sempre, completamente, incondicional, ninguém, todos, definitivamente e total. Essa técnica já é bastante manjada por professores que criam as questões, mas eles ainda tentam usa-la de forma mais sútil, usando sinonimos, por exemplo. Principalmente na prova de humanas você nunca vai ver nas alternativas palavras como NUNCA ou SEMPRE, e se elas aparecerem certamente a alternativa está errada. Sempre e Nunca é muito forte.  E se o pesquisador errou? E se acharam um novo artefato histório que muda tudo? E se?  No ENEM, eles usam bastante a palavra garante. Veja o exemplo:
 

Exemplo, questão 29 de 2011

"porque garante" nem precisei ler o texto para saber que a letra D está errada.  Não há como afirmar que a lei garante aos afrodescendentes a igualdade no acesso à educação. 

 

8. Respostas muito pequenas ou muito grandes tendem a estar corretas

Se em uma questão houver alguma alternativa com texto muito maior ou muito menor em relação as outras, elas podem ser verdadeiras. Isso ocorre porque há certa tendência de quem elabora as perguntas em sintetizar a alternativa correta ou explanar bastante sobre ela. Na prova de humanas, principalmente em filosofia e história desconfie das respostas muito simples, respostas muito pequenas podem ser insuficiente para responder a questão. Desconfie também das muito grandes que parecem estar certa, o examinador pode ter colocado algo há mais na resposta para te confundir. Se pergunte o que provavelmente o criador da questão mudou na sentença para falseá-la.

9. De olho na ética

A prova do Enem segue alguns padrões de ética, sendo assim, é pouquíssimo provável que uma resposta “politicamente incorreta” seja a certa. Opte por marcar a alternativa que seja mais aceitável pela sociedade, mesmo que não demonstre a sua opinião. Uma resposta que defende o mal trato aos animais ou o trabalho escravo por exemplo, dificilmente seria a certa. 

Sabe mais alguma técnica de chute? Compartilhe com a gente nos comentários.

 

 

© Todos os direitos reservados. Enembulando. 2024.