Entenda o PROUNI 2018 | Enembulando

Entenda o PROUNI 2018

Olá amigo(a) enembulando(a). É com muita alegria que o(a) recebo para falarmos do PROUNI. Conhecer o Prouni é fundamental para você que estudou durante todo o ensino médio em escola da rede pública (ou em instituições privadas na condição de bolsista integral – 100% de desconto na mensalidade); ou é um estudante portador de deficiência ou é até mesmo professor da rede pública de ensino, pois são esses os perfis de candidatos que podem concorrer às bolsas do programa Universidade Para Todos, de acordo com o art. 2º da lei 11.096/1005.

Alguns pontos primordiais para se entender o PROUNI:

1. Tipos de bolsas.

Nesse programa existem dois tipos de bolsas: as INTEGRAIS e as PARCIAIS. Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (ou seja, somando a renda de todos os familiares e dividindo pela quantidade de pessoas, o resultado deve ser igual ou menor ao valor de R$ 1.431,00); já para concorrer às bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa (R$ 2.862,00).

2. Basta atender aos perfis acima citados para concorrer a uma bolsa no PROUNI?

Não. Além das exigências descritas no parágrafo inicial da nossa matéria (art. 2º da lei 11.096/2005), é necessário que o estudante/candidato tenha participado do Enem de 2017 e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame (a soma das 4 quatro áreas do conhecimento - Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática – dividida por quatro tem que ser igual ou maior do que 450 pontos) e não pode ter ZERADO a redação.

3. O Prouni reserva cotas?

Sim, o Prouni reserva bolsas a pessoas com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos.

De posse de todas essas informações, se você se enquadra no perfil de candidato a uma das bolsas do PROUNI fique atento: O processo seletivo do Prouni do primeiro semestre de 2018 terá uma única etapa de inscrição que acontecerá entre os dias 06 e 09 de fevereiro de 2018, observado o horário oficial de Brasília - DF. As inscrições, gratuitas, serão feitas exclusivamente pela internet.

Prouni 2018

Conteúdo relacionado