Como parar de procrastinar nos estudos | Enembulando

Como parar de procrastinar nos estudos

Procrastinação é sem dúvida o maior problema que a maiorias dos Enembulandos enfrentam na hora de estudar. A vida do estudante, seja na escola ou na faculdade, é sempre atarefada. Muita coisa pra ler, listas de exercícios que vão ao infinito, simulados, revisões. Bem, em algum momento você tem tanto a fazer que decide não fazer nada. Ou apenas se percebe não fazendo absolutamente nada. Você começa a estudar, e quando se da conta, já está no Youtube assistindo os clipes da sua banda favorita, ou, simplismente fazendo qualquer outra coisa menos aquilo que deveria estar fazendo." data-share-imageurl="https://enembulando.com.br/sites/default/files/field/image/procrastinacao_0.jpg">

Procrastinação é sem dúvida o maior problema que a maiorias dos Enembulandos enfrentam na hora de estudar. A vida do estudante, seja na escola ou na faculdade, é sempre atarefada. Muita coisa pra ler, listas de exercícios que vão ao infinito, simulados, revisões. Bem, em algum momento você tem tanto a fazer que decide não fazer nada. Ou apenas se percebe não fazendo absolutamente nada. Você começa a estudar, e quando se da conta, já está no Youtube assistindo os clipes da sua banda favorita, ou, simplismente fazendo qualquer outra coisa menos aquilo que deveria estar fazendo. Se identifica? “Ah, se ao menos houvesse algo que eu pudesse fazer para parar de enrolar”. Então leia essas super dicas e pare logo de procrastinar.

  •   Não esqueça dos seus objetivos, pense nele sempre

Se você está passando por tudo isso é por quê tem um objetivo. Você quer passar no curso que você deseja na Universidade dos sonhos. Não esqueça disso. Se bater o desanimo, mentalize você alcançando o seu objetivo e como isso será gratificante. Não valeu a pena o esforço? Mentalize que tudo que está fazendo vai ser recompensado e acredite nisso. Se não acreditar, nada vai acontecer, você vai ficar desmotivado, e o foco começará a se despersar.

  • Bloquear todas as distrações

Começou a estudar? Então tire de perto tudo aquilo que pode distrair. Existem aplicativos que bloqueiam seus sites favoritos por um determinado período de tempo para que você possa estudar. Use! Eles são realmente úteis. Quanto ao celular, a não ser que esteja esperando algum contato importante, deixe no modo Avião.  Se mora com a família, peça a eles pra quando estiver estudando não o interrompa.

  • Aprenda a dizer não às pessoas que o corrompem

Todos nós temos aquele amigo que sai toda noite mas ainda tem as respostas certas para tudo no dia seguinte na aula. Pare de dizer a si mesmo que, se ele pode, você também pode. Você está estudando para conseguir uma vaga disputada na faculdade e esse é o momento de levar uma vida social mais tranquila. A dica é: Faça um plano para não ter festas massivas durante a semana. Mas também dê a você momentos de descanso.  Cinco dias de estudo, dois dias de festa.

  • Faça o seu quarto amigável para estudo

Se seu quarto não tem uma boa iluminação, troque a lámpada ou compra uma luminária de mesa. Não só em relação aos estudos, mas o seu quarto deve ser uma ambiente que você sinta confortável, tranquilo e calmo. Mantenha tudo organizado.  Use organizadores e pastas e tenha tudo no lugar. Porta lápis para suas canetas e marca textos que vocês adoram. Mantenha o ambiente limpo também é fundamental.  Você vai ver o quanto você se sente melhor e como estará disposto a estudar depois de ter um lugar limpo para fazê-lo.  Além disso, compre uma planta. O verde é um bom estimulante para estudar por quê cria uma atmosfera pacífica.

  • Preencha o seu quarto com mensagens motivacionais

Pode parecer bobo, mas funciona.  Se você continuar se lembrando qual é o objetivo principal de sua jornada, você pode achar essas citações bastante úteis.

  • Dormir para estudar com eficiência

Dormir. Não adianta você estudar o dia todo, não dormir o suficiente a noite e no outro dia não conseguir render nos seus estudos.  É comum vermos muitos estudantes passando noites em claro, principalmente antes das provas, tentando recuperar o tempo perdido.  A ciência nos diz que dormir é essencial para que o conhecimento seja consolidado. Uma boa noite de sono e a sua memória funcionará como nunca.

  • Vá para a biblioteca

Se você acha que a cama é sua melhor amiga e não consegue manter os olhos abertos quando abre o livro pra estudar, saia do seu quarto e vá para a biblioteca. Encontre o poder interior para fazê-lo. Não há mais nada que você possa fazer em uma biblioteca, além de estudar. As bibliotecas são um ambiente perfeito para aqueles que precisam de um espaço silencioso e bem iluminado. E estar em um ambiente onde todo mundo está estudando pode ser bastante motivador.

 

Comentários

Foto de Jorge Henrique Mateus de Paula Neto Sabino de Souza
Jorge Henrique ...
Meu Deus as dicas estão incríveis! Amei de paixão! Continue assim!
Foto de Pedro
Pedro
Amei as dicas.
Foto de Enembulando
Enembulando
Ficamos felizes em ajudar Pedro.