A Plataforma Enembulando agora é 100% gratuita!
Clique em cadastrar e comece agora mesmo

voltar ao banco de temas
Enem 2023

Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil


INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO:

  • 1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
  • 2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas
  • 3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
  • 4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:

  • 4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “insuficiente”.
  • 4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
  • 4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

  • TEXTOS MOTIVADORES


    TEXTO I


    O trabalho de cuidado não remunerado e mal pago e a crise global da desigualdade

    O trabalho de cuidado é essencial para nossas sociedades e para a economia. Ele inclui o trabalho de cuidar de crianças, idosos e pessoas com doenças e deficiências físicas e mentais, bem como o trabalho doméstico diário que inclui cozinhar, limpar, lavar, consertar coisas e buscar água e lenha. Se ninguém investisse tempo, esforços e recursos nessas tarefas diárias essenciais, comunidades, locais de trabalho e economias inteiras ficariam estagnados. Em todo o mundo, o trabalho de cuidado não remunerado e mal pago é desproporcionalmente assumido por mulheres e meninas em situação de pobreza, especialmente por aquelas que pertencem a grupos que, além da discriminação de gênero, sofrem preconceito em decorrência de sua raça, etnia, nacionalidade e sexualidade. As mulheres são responsáveis por mais de três quartos do cuidado não remunerado e compõem dois terços da força de trabalho envolvida em atividades de cuidado remuneradas.

    Documento informativo – Tempo de Cuidar. Disponível em: https://www.oxfam.org.br. Acesso em: 18 de jul. de 2023 (adaptado).

    TEXTO II
    Média de horas dedicadas pelas pessoas de 14 anos ou mais de idade aos afazeres domésticos e/ou às tarefas de cuidado de pessoas, por sexo

    [IMAGEM] Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br. Acesso em: 15 jun. 2022 (adaptado).

    TEXTO III

    A sociedade brasileira tem passado por inúmeras transformações sociais ao longo das últimas décadas. Entre elas, as percepções sociais a respeito dos valores e das convenções de gênero e a forma como mulheres têm se inserido na sociedade. Algumas permanências, porém, chamam a atenção, como a delegação quase que exclusiva às famílias – e, nestas, às mulheres – de atividades relacionadas à reprodução da vida e da sociedade, usualmente nominadas trabalho de cuidado.

    Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br. Acesso em: 24 maio 2023 (adaptado).

    TEXTO IV

    [IMAGEM]

    Capa da revista Pesquisa. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br. Acesso em: 23 maio 2023 (adaptado).

    PROPOSTA DE REDAÇÃO

    A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

    © Todos os direitos reservados. Enembulando. 2024.