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Enem 2023- 2ª Aplicação

Desafios para a (re)inserção socioeconômica da população em situação de rua no Brasil


INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO:

  • 1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
  • 2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas
  • 3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
  • 4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:

  • 4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “insuficiente”.
  • 4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
  • 4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

  • TEXTOS MOTIVADORES


    TEXTO I

    O Decreto n. 7 053, de 23 de dezembro de 2009, institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua e seu Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento, e dá outras providências.

    Parágrafo único. Para fins deste Decreto, considera-se população em situação de rua o grupo populacional heterogêneo que possui em comum pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular, e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória.

    Disponível em: https://www.planalto.gov.br. Acesso em: 30 de maio 2023 (adaptado)

    TEXTO II

    [IMAGEM]

    Disponível em: https://archtrends.com/arquitetura-hostil/. Acesso em: 19 de jul. 2023.

    TEXTO III

    A palavra aporofobia, que significa aversão, medo e desprezo aos pobres e desfavorecidos financeiramente, tem ganhado holofotes com as denúncias feitas pelo padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua. Entre as fotos postadas em suas redes sociais, ele mostra elementos da chamada “arquitetura antipobres”, que impedem, nos espaços públicos, a estadia, o descanso ou a passagem de pessoas em situação de rua. “Grades, dutos de água, pedras pontiagudas. Há os que querem disfarçar com vasos e com paisagismo”, diz ele.

    Disponível em: www.uol.com.br. Acesso em: 24 maio 2023 (adaptado).

    TEXTO IV

    A perda de uma renda fixa fez Cris ir para a rua. Ela e o marido recebiam, até o início da pandemia de covid-19, pouco mais de um salário mínimo cada. Os dois perderam o emprego na mesma época e viram as economias derreterem. “A gente tinha economizado um dinheiro, mas zerou. A gente gostava de passear. Mas, com a pandemia, acabaram nossas economias. Aí ele me falou: ‘Vamos fazer o quê?’. Eu respondi: ‘Vamos pra rua’”, conta.

    A falta de renda é a principal causa que leva uma pessoa a viver em situação de rua, afirma um pesquisador do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea). “O fator econômico inclui falta de renda e de oportunidade de trabalho nos locais de moradia. Isso se manifesta também no caso de pessoas que até têm uma habitação longe dos grandes centros, mas passam a semana ou vários dias dormindo de forma improvisada nas ruas e trabalhando como lavador de carro, ambulante e outras coisas”, diz

    Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 23 jun. 2023 (adaptado).

    TEXTO V

    [IMAGEM]

    Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 30 jun. 2023 (adaptado).

    PROPOSTA DE REDAÇÃO

    A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Desafios para a (re)inserção socioeconômica da população em situação de rua no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

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