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Enem 2019 - 2ª Aplicação

Combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças


INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO:

  • 1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
  • 2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas
  • 3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
  • 4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:

  • 4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “insuficiente”.
  • 4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
  • 4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

  • TEXTOS MOTIVADORES


    TEXTO I

    Os impactos negativos do exagero da tecnologia não ficam restritos aos aspectos comportamentais e emocionais. Há também a ameaça do sedentarismo. Uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) avaliou os hábitos de 21 voluntários com idade entre 8 e 12 anos e constatou que 14 deles não praticavam nenhuma atividade física. Na sala de aula a história também desanda. “A luz emitida pelo visor reduz a produção de melatonina, hormônio indutor do sono”, observa uma das pesquisadoras responsáveis. Sem a substância, fica difícil adormecer e há maior risco de despertar na madrugada. “O sono de má qualidade interfere na concretização das memórias e do aprendizado do dia”, aponta uma neuropediatra.

    Disponível em: https://saude.abril.com.br. Acesso em: 3 de jun. 2019 (adaptado).
    TEXTO II

    Riscos e benefícios das novas tecnologias para crianças

    Segundo a Academia Americana de Pediatria (AAP), há claras evidências de que as mídias digitais contribuem substancialmente para diferentes problemas de saúde, como a obesidade e comportamentos agressivos e/ou alienados. Por outro lado, a AAP reconhece os benefícios da tecnologia na aprendizagem e nos relacionamentos sociais, a partir da interatividade possibilitada pelos diferentes dispositivos de mídia digital.

    As novas tecnologias de comunicação alteraram a forma de acesso e armazenamento da memória, pois, através de imagens, sons e movimentos apresentados nos dispositivos eletrônicos de comunicação é possível fixar conteúdos, armazenar sentimentos, aprendizagens e lembranças que não necessariamente foram vivenciadas presencialmente pelos espectadores. As mídias digitais propiciam experiências culturais através de interações diversificadas, permitindo às crianças apropriarem-se do conteúdo e da comunicação baseados em suas necessidades, motivações e interesse.


    [IMAGEM]

    Disponível em: http://blog.smp.org.br. Acesso em: 3 jun. 2019 (adaptado).

    PROPOSTA DE REDAÇÃO

    A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

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