A leitura é capaz de melhorar o mundo?
Proposta de Redação – Exterior
Prova III ‐ Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação ‐ Ensino Fundamental
“A leitura é capaz de melhorar o mundo?”
Texto I
Em fevereiro de 2001, morador da periferia paulista, o poeta Sérgio Vaz estava lendo sobre a Semana da Arte Moderna e lembrou de uma fábrica abandonada em Taboão da Serra. Nesse espaço, pensou que poderia fazer ali um “canibalismo da cultura que vinha do centro para as periferias”. Estava criada assim a Cooperativa Cultural da Periferia, a Cooperifa. O maior objetivo é levar a cidadania às pessoas da comunidade, por meio da arte e da leitura. “O jovem atualmente, através da tecnologia, está lendo e escrevendo como nunca. Quem lê enxerga melhor, sabe votar, sabe cobrar melhor seus direitos”, comenta.
Apesar da vida simples, a relação de Sérgio com a leitura nasceu cedo, incentivada pelo pai. “Na minha casa, nunca faltou nem alimentos, nem livros. Lendo, descobri minha importância no mundo como cidadão. É instruído pelos livros que tento mudar a realidade do meu bairro e município”, conta.
Disponível em: http://unesdoc.unAecsecsos.o regm. : 2 mar. 2015.Texto II
[IMAGEM]
Disponível em:www.bibliotecadesaopaulo.org.br . Acesso em: 23 abr. 2015 (adaptado).Texto III
“Os livros não matam a fome, não suprimem a miséria, não acabam com as desigualdades e com as injustiças do mundo, mas consolam as almas e fazem-nos sonhar.” Olavo Bilac
BULCÃO, A. L. E. Bilac, o jornalista. Revista Cidade Nova 2007 , Edição Acervo. Rio de Janeiro: Garamond Universitária.© Todos os direitos reservados. Enembulando. 2024.