Tema da Redação Enem 2018 foi "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet" | Enembulando

Tema da Redação Enem 2018 foi "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet"

O tema da redação do Enem 2018 acabou de ser divulgado pelo Inep nas redes sociais.  "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet" foi o tema escolhido para a prova esse ano. Muitos estudantes especulavam que Fakes News poderiam cair na redação. Mesmo que o tema não seja especificamente sobre a divulgação das notícias falsas, o tema não deixa de ser correlato, podendo o estudante tomar um caminho que aproxime ou não das Fake News. Porém é um grande risco falar de Fake News a não ser que o estudante tenha entendido a proposta e saber na sua argumentação direcionar o tema.  Ainda não tivemos acessos aos textos motivadores para entender ao certo qual a contextualização trazida pelo Enem.  

 "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet"  é abrangente. O controle de dados está presente em praticamente todas as redes socias, quando é um algoritmo que faz a seleção do conteúdo pra mostrar para os usuários. Algoritmo é o código que determina atráves de parametros como mostrará determinado resultado. Até mesmo as buscas no Google são definidas por algoritmos que buscam mostrar o que é mais relevante pra você. As grandes empresas como Facebook e Google, tem responsabilidade direta no que diz respeito a como desenvolver suas ferramentas ditando comportamentos nos usuários. 

 

Redação do Enem 2018