Sisu 2019: Inscrições, cronograma, edital, chamadas | Enembulando

Sisu 2019: Inscrições, cronograma, edital, chamadas

O Ministério da Educação já publicou no Diário da União o Edital referente ao Sisu 2019. Para todos que participaram do Enem 2018 e não zeraram a redação, para participar do Sisu 2019 basta inscrever no sistema entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2019. A divulgação da classificação final também está prevista no Edital, os resultados da primeira chamada estarão disponíveis no dia 28 de janeiro

O resultado do Enem 2018 será divulgado a partir do dia 18 de Janeiro. As vagas para o Sisu 2019 ainda não foram divulgadas mas já são mais de 130 instituições federais (institutos, faculdades e universidades) que participam do Sisu como forma de seleção para seus cursos. 

Como funciona o SISU

O Sisu é o instrumento pelo qual institutos, centros universitários, faculdades e universidades públicas oferecem vagas a candidatos que participaram do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Para aqueles que não conhecem o Sisu, as inscrições são feitas exclusivamente no sistema. Como no Sisu 2018, o estudante poderá escolher até duas opções de cursos informando-os por ordem de preferência. Ao escolher o curso, deverá também informar qual o local de oferta, turno e modalidade de concorrência. A cada dia o sistema divulgará uma classificação parcial que mostrará a sua colocação para o curso escolhido para aquele dia. Se você estiver longe da classificação parcial, você terá ainda no próximo dia a chance de tentar encontrar um curso menos concorrido que tenha melhor chances de ser aprovado. 

Matrícula dos aprovados

Quem conseguir a vaga deverá se matricular na instituição entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro. Os escolhidos devem observar, porém, os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio. Cada instituição tem a sua própria dinâmica para a matrícula.  Lembrando, como no Sisu 2018 haverá diferente do Sisu 2017 e anteriores apenas uma única chamada pelo Sisu então fique ligado na data. Depois da primeira chamada as chamadas seguintes serão realizadas pelas próprias instituições. Para participar das chamadas deverá também no Sisu manifestar participação da lista de espera.

Cronograma

Não esqueça de anotar na agenda todas as datas do Sisu 2019-1. Veja aqui o cronograma completo

Leia também:

Sisu 2019 - página de inscrição