Revisão: Relações Ecológicas | Enembulando

Revisão: Relações Ecológicas

As diversas populações que foram uma comunidade estabelecem relações mas ou menos intítimas entre si.  De modo geral pode ser considerado os seguintes casos:

  • Relações inta-específicas: relações estabelecidas entre indivíduos pertecentes á mesma espécie.
  • Relações interespecíficas: relações estabelecidas entre indivíduos pertecentes a espécies diferentes.
  • Relações harmônicas ou positivas: compreendem as relações nas quais não se verifica nenhum tipo de prejuízo entre os organismo associados e pelo menos uma espécie é beneficiada.
  • Relações desarmônicas ou negativas: relações na quais pelo menos uma espécie é prejudicada.

Principais relações intra-específicas: colônias e sociedades

As colônias

As colônias são relações intra-específicas harmônicas, em que os indivíduso se acham unidos através de um substrato comum, revelando um pequeno grau de liberdade em termos de locomoção e uma profunda interdependência fisiológica.

As colônias odem ser verificadas em vários tipos de bactérias, poríferos e celenterados...

As sociedades

Assim como as colônias, as sociedades também são relações intra-específicas harmônicas. Mas ao contrário dos organismos coloniais, os organismos sociais podem não apenas se locomover livremente dentro da sociedade, mas como também podem abandonar o substrato de morada e deslocar-se pelo ambiente, para coletar alimentos.

Exemplos de animais que vivem em sociedade são abelhas, saúvas e cupins.

Principais relações interespecíficas: Inquilinismo, comensalismo, mutualismo, amensalismo, predatismo, parasitismo, competição