Quase cinquenta obras de Lasar Segall[...]
TEXTO I
[IMAGEM]SEGALL, L. Eternos caminhantes. Óleo sobre tela. 138 x 184 cm. Museu Lasar Segall. lbramMinc, São Paulo, 1919.
TEXTO II
Em 1933, a obra Eternos caminhantes ingressou em urna das primeiras edições das exposições de Arte Degenerada, promovida por membros do partido nazista alemão. Nos anos seguintes, ela voltaria a ser exibida na mostra denominada Exposição da Vergonha, promovida por pequenos grupos abastados. Em 1937, essa obra foi confiscada pelo Ministério da Propaganda daquele país, na grande ação nacional-socialista contra a Arte Degenerada”.
SCHWARTZ. J. Perseguição à Arte Moderna em tempos de guerra. São Paulo. Museu Lasar Segall. 2018 (adaptado).
Quase cinquenta obras de Lasar Segall foram confiscadas pelo regime totalitário alemão na primeira metade do século XX, entre elas a obra Eternos caminhantes, considerada degenerada por
A alternativa correta é a letra "a". A obra "Eternos caminhantes" de Lasar Segall foi considerada degenerada e confiscada pelo regime totalitário alemão por representar uma estética tida como inconveniente para o ideário político vigente.
A perseguição à chamada "arte degenerada" pelo regime nazista tinha como objetivo reprimir qualquer forma de arte que não se encaixasse nos padrões estéticos e ideológicos do partido nazista. O termo "arte degenerada" era aplicado a obras que fossem consideradas contrárias à ideologia nazista, muitas vezes por apresentarem características de vanguarda, experimentalismo ou temas que confrontassem o regime.
Essa questão avalia a habilidade 23, habilidade cobrada na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Esta habilidade tem como objetivo avaliar a capacidade de inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público-alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados. A resposta correta (alternativa "a") está relacionada à compreensão do motivo pelo qual a obra de Lasar Segall foi considerada degenerada pelo regime nazista.
Você tem que estar logado para comentar!
© Todos os direitos reservados. Enembulando. 2024.