Entre maratonistas, um parâmetro utilizado é o de[...]
Entre maratonistas, um parâmetro utilizado é o de economia de corrida (EC). O valor desse parâmetro é calculado pela razão entre o consumo de oxigênio, em mililitro (mL) por minuto (min), e a massa, em quilograma (kg), do atleta correndo a uma velocidade constante.
Disponível em: www.treinamentoonline.com.br. Acesso em: 23 out. 2019 (adaptado).
Um maratonista, visando melhorar sua performance, auxiliado por um médico, mensura o seu consumo de oxigênio por minuto a velocidade constante. Com base nesse consumo e na massa do atleta, o médico calcula o EC do atleta.
A unidade de medida da grandeza descrita pelo parâmetro EC é
Segundo o texto do item, a economia de corrida (EC) é um parâmetro que mede a eficiência de um maratonista ao correr a uma velocidade constante. Essa economia é calculada pela razão entre o consumo de oxigênio (em mL/min) e a massa do atleta (em kg).
A partir daí, portanto, sabemos que temos como grandezas envolvidas o consumo de oxigênio, que é medida em mililitros por minuto (mL/min), a massa do atleta, que é medida em quilogramas (kg).
Desse modo, identificamos na questão que a economia de corrida (EC) é a razão entre consumo de oxigênio e massa do atleta.
Portanto, essa economia de corrida (EC) é calculada pela seguinte fórmula: EC = Consumo de Oxigênio (mL/min) / Massa do Atleta (kg).
A unidade de medida da economia de corrida (EC) pode ser deduzida da fórmula.
A razão entre mL (mililitros) e kg (quilogramas) resulta em mL/kg/min.
Pois, ao dividirmos a fração mL/min por kg, devemos aplicar o princípio básico da divisão de frações é que para dividir uma fração por outra, você multiplica a primeira fração pelo inverso da segunda.
Assim teremos: mL/min x 1/kg.
Portanto, a unidade de medida da grandeza descrita pelo parâmetro EC é mililitros por quilograma por minuto (mL/kgxmin).
Você tem que estar logado para comentar!
© Todos os direitos reservados. Enembulando. 2024.