Em janeiro do ano passado, a direção de uma fábrica[...]
Em janeiro do ano passado, a direção de uma fábrica abriu uma creche para os filhos de seus funcionários, com 10 salas, cada uma com capacidade para atender 10 crianças a cada ano. As vagas são sorteadas entre os filhos dos funcionários inscritos, enquanto os não contemplados pelo sorteio formam uma lista de espera. No ano passado, a lista de espera teve 400 nomes e, neste ano, esse número cresceu 10%.
A direção da fábrica realizou uma pesquisa e constatou que a lista de espera para o próximo ano terá a mesma quantidade de nomes da lista de espera deste ano. Decidiu, então, construir, ao longo desse ano, novas salas para a creche, também com capacidade de atendimento para 10 crianças cada, de modo que o número de nomes na lista de espera no próximo ano seja 25% menor que o deste ano.
O número mínimo de salas que deverão ser construídas é
No ano passado, a lista de espera tinha 400 nomes.
Este ano, o número de nomes cresceu 10%, portanto, a lista de espera atual é de 400 + 0,10 × 400 = 400 + 40 = 440
A pesquisa constatou que a lista de espera para o próximo ano terá a mesma quantidade de nomes da lista de espera deste ano, ou seja, 440 nomes.
A meta é que o número de nomes na lista de espera no próximo ano seja 25% menor que o deste ano.
Portanto, queremos encontrar 75% de 440.
0,75×440 = 330 numeros na lista de espera no próximo ano.
Desse modo, para que a lista de espera do próximo seja de apenas 330 crianças, é necessário atender nesse ano o total de 110 crianças (resultado da subtração de 440 da lista de espera, pela meta de 330 para lista de espera do próximo ano).
Cada sala tem capacidade para 10 crianças.
O número de salas necessárias pode ser calculado dividindo o número de crianças a ser atendida esse ano pelo número de crianças atendidas por sala.
110/10 = 11 salas necessárias para o atendimento nesse ano.
Portanto, o número mínimo de salas que deverão ser construídas é 11.
Você tem que estar logado para comentar!
© Todos os direitos reservados. Enembulando. 2024.