Diversas substâncias são empregadas com a intenção[...]
Diversas substâncias são empregadas com a intenção de incrementar o desempenho esportivo de atletas de alto nível. O chamado doping sanguíneo, por exemplo, pela utilização da eritropoietina, é proibido pelas principais federações de esportes no mundo. A eritropoietina é um hormônio produzido pelos rins e fígado e sua principal ação é regular o processo de eritropoiese. Seu uso administrado intravenosamente em quantidades superiores àquelas presentes naturalmente no organismo permite que o indivíduo aumente a sua capacidade de realização de exercícios físicos.
Esse tipo de doping está diretamente relacionado ao aumento da
Doping, no esporte, se trada do uso de substâncias ilegais para melhorar o desempenho atlético. O termo é comumente usado para se referir à administração de substâncias proibidas (veja abaixo) por concorrentes durante curtos períodos de tempo para obter uma vantagem competitiva. Essas drogas podem permanecer no sistema de um atleta por semanas antes que os métodos de detecção empregados pelos laboratórios de testes de drogas se tornem disponíveis.
No esporte, as substâncias ilegais mais conhecidas são os anabolizantes para aumento da massa muscular. A administração de qualquer hormônio do crescimento, seja natural ou sintético, que não tenha sido aprovado para uso clínico em humanos pela Food and Drug Administration (FDA) é ilegal.
Nesta questão está sendo abordado uma substância bem específicica. A eritropoetina que é utilizada para aumentar a concentração de hemácias, promovendo assim o maior transporte de oxigênio para o tecido muscular.
Logo, a alternativa correta é a letra E: "taxa de transporte de oxigênio pelo sangue."
Você tem que estar logado para comentar!
© Todos os direitos reservados. Enembulando. 2024.