Ao realizar o cadastro em um aplicativo de investimentos[...]
Ao realizar o cadastro em um aplicativo de investimentos, foi solicitado ao usuário que criasse uma senha, sendo permitido o uso somente dos seguintes caracteres:
- algarismos de 0 a 9;
- 26 letras minúsculas do alfabeto;
- 26 letras maiúsculas do alfabeto;
- 6 caracteres especiais !, @, #, $, , &.
Três tipos de estruturas para senha foram apresentadas ao usuário:
- tipo I: formada por quaisquer quatro caracteres distintos, escolhidos dentre os permitidos;
- tipo II: formada por cinco caracteres distintos, iniciando por três letras, seguidas por um algarismo e, ao final, um caractere especial;
- tipo III: formada por seis caracteres distintos, iniciando por duas letras, seguidas por dois algarismos e, ao final, dois caracteres especiais.
Considere p1, p2 e p3 as probabilidades de se descobrirem ao acaso, na primeira tentativa, as senhas dos tipos I, II e III, respectivamente.
Nessas condições, o tipo de senha que apresenta a menor probabilidade de ser descoberta ao acaso, na primeira tentativa, é o
Você tem que estar logado para comentar!
@Augusto
Eu fiz assim: Para o primeiro tipo, existem 68 . 67 . 66 . 65 possíveis combinações. No segundo tipo, contamos com um total de 52 . 51 . 50 . 10 . 6, que equivale a 52 . 51 . 50 . 60 combinações. Para o terceiro tipo, temos um total de 52 . 51 . 10 . 9 . 6 . 5, resultando em 52 . 51 . 54 . 60 combinações. Então, ao comparar essas quantidades, observa-se que o primeiro tipo oferece a maior quantidade de combinações possíveis, seguido pelo segundo e, por último, pelo terceiro tipo. Aí, a chance de escolher corretamente é menor no primeiro tipo, um pouco maior no segundo tipo e ainda mais elevada no terceiro tipo fazendo da alternativa A a certa.
© Todos os direitos reservados. Enembulando. 2024.