Ainda daquela vez pude constatar a bizarrice dos[...]
Ainda daquela vez pude constatar a bizarrice dos costumes que constituíam as leis mais ou menos constantes do seu mundo: ao me aproximar, verifiquei que o Sr. Timóteo, gordo e suado, trajava um vestido de franjas e lantejoulas que pertencera a sua mãe. O corpete descia-lhe excessivamente justo na cintura, e aqui e ali rebentava através da costura um pouco da carne aprisionada, esgarçando a fazenda e tornando o prazer de vestir-se daquele modo uma autêntica espécie de suplício. Movia-se ele com lentidão, meneando todas as suas franjas e abanando-se vigorosamente com um desses leques de madeira de sândalo, o que o envolvia numa enjoativa onda de perfume. Não sei direito o que colocara sobre a cabeça, assemelhava-se mais a um turbante ou a um chapéu sem abas de onde saíam vigorosas mechas de cabelos alourados. Como era costume seu também, trazia o rosto pintado — e para isto, bem como para suas vestimentas, apoderara-se de todo o guarda-roupa deixado por sua mãe, também em sua época famosa pela extravagância com que se vestia — o que sem dúvida fazia sobressair-lhe o nariz enorme, tão característico da família Meneses.
CARDOSO, L. Crônica da casa assassinada. São Paulo: Círculo do Livro, s.d.
Pela voz de uma empregada da casa, a descrição de um dos membros da família exemplifica a renovação da ficção urbana nos anos 1950, aqui observada na
A alternativa "b" é a correta, pois a descrição do Sr. Timóteo, um dos membros da família, exemplifica a renovação da ficção urbana nos anos 1950 pela "crítica social inspirada pelo convívio com os patrões." Isso é evidenciado na forma como o autor descreve o personagem e suas ações, especialmente a escolha de roupas extravagantes que pertenciam à sua mãe. Essa escolha de vestuário revela uma crítica implícita à vaidade e extravagância dos membros da família, bem como a desigualdade social subjacente na história.
Essa questão exige a habilidade número 8 da matriz de referência do Enem para a área de Linguagens, Código e suas Tecnologias, que se avalia à análise e interpretação crítica de elementos da narrativa, como personagens, enredo, ambiente, estrutura narrativa, entre outros. Os detalhes da descrição do personagem e sua relação com as roupas da mãe destacam a crítica social presente no texto, o que é uma característica da renovação da ficção urbana na década de 1950. O texto não usa termos e expressões de sentido ambíguo (alternativa "a"), nem apresenta um foco narrativo de caráter impreciso (alternativa "d") ou uma ambiência de mistério nas relações entre familiares (alternativa "e"). Portanto, a alternativa "b" é a correta, de acordo com o contexto da narrativa e da crítica social presente na descrição do personagem.
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