Enem 2019: principais dúvidas respondidas | Enembulando

Enem 2019: principais dúvidas respondidas

Olá Enembulandxs, estamos criando esse post para responder as principais dúvidas de vocês. Tá com alguma dúvida, é só perguntar nos comentários que reponderemos vocês o mais rápido que puder. Ah, e se ainda não tivermos respostas venha sempre aqui que atualizaremos sempre as repostas.

Quando vai ser o Enem 2019?

O Enem 2019 vai acontecer em novembro. Como ano passado, a prova vai ser em dois domingos consecutivos, no dia 3 e 10 de novembro.

Quando começa as inscrições do Enem?

As inscrições começam dia 6 de maio e vão até o dia 17 de maio.

Como é feito a inscrição do Enem?

A inscrição é feita na Página do Participante. Quando começar as inscrições vai ser liberado a página para que você possa fazer a sua. A inscrição é simples, você preenche vários formulários com seus dados pessoais e outras informações a respeito da prova, como por exemplo se precisa de algum atendimento especializado. Uma vez feito a inscrição, não significa que ela está confirmada. A confirmação só acontecerá depois de pagar a taxa de inscrição, ou caso tenha conseguido isenção a confirmação acontecerá automaticamente.

Como pedir a isenção da taxa do Enem 2019?

O pedido de isenção da taxa do Enem é feito pelo site que você fará a sua inscrição. Quando começar o período de pedido de isenção você deverá ir na página do participante e responder várias perguntas que serão feitas.  Será realizado um questionário socioeconômico como também você deverá responder se concluiu ensino médio em escola pública, se teve bolsa ou não.

Qual o período de pedido de isenção do Enem?

O período para pedir a isenção da taxa do Enem começa dia 1 de abril e vai até o dia 10 de abril. Após essa data somente os estudantes que estão no último ano do Ensino Médio e frequentam escolas públicas poderão ter a isenção no Enem.

Quem pode pedir a isenção da taxa do Enem?

Pode pedir isenção, estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais de colégios particulares que tenham renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.  Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); Quem conseguiu aprovação através da prova do Encceja.

Todos os alunos do terceiro ano do ensino médio em escolas pública também são isentos da taxa do Enem.

Faltei no Enem no ano passado posso conseguir isenção da taxa esse ano?

Sim, desde que a sua falta seja justificada.

Como justificar a ausência no Enem 2018?

Podem ser justificadas faltas que foram causadas por acidente de trânsito, assalto/furto, morte na família, maternidade, paternidade, acompanhamento de cônjuge, casamento, saúde e trânsito. Para cada caso deverá apresentar um documento que comprove, por exemplo um boletim de ocorrência caso tenha sofrido assalto ou envolvido em algum acidente.

Posso usar uma autodeclaração justificando minha ausência?

Não, o Inep não aceita autodeclarações, você devererá usar um dos documentos exigidos.

Quais documentos posso usar para justificar minha ausência na prova?

Documentos autodeclaratórios não serão aceitos, você poderá usar boletim de ocorrência, certidões, atestado médico, etc.. São vários casos que o Inep reconhece, para ver todos os casos os documentos para cada um deles clique aqui.

Como saber o local de prova do Enem 2019?

O Local de Prova, uma vez liberado, deverá ser acessado na Página do Participante. É de inteira responsabilidade do estudante verificar o local de prova, o Inep não envia por email nem manda nenhum SMS.

Quando sai o local de prova do Enem?

O local de prova só é divulgado nas vésperas do Enem. O Inep precisa de um certo tempo para organizar as escolas que receberão as provas e como será a divisão dos estudantes nos locais de provas que foram estabelecidos.

Que dia sairá o resultado do Enem 2019?

O dia que será divulgado o resultado ainda não foi divulgado. Só saberemos o dia quando for publicado o edital do Enem, documento que contém todas as informações acerca da prova. Mas como aconteceu nos anos anteriores, a divulgação sempre é feita em janeiro.

Quando será divulgado o edital do Enem 2019?

Ainda não sabemos pelo Mec nem pelo Inep quando será divulgado o edital.

Enem 2019: dúvidas respondidas