Enem 2019: Data das Inscrições, Edital, Isenção, Provas | Enembulando

Enem 2019: Data das Inscrições, Edital, Isenção, Provas

Se você chegou aqui porquê está se perguntando quando começa as inscrições para o Enem 2019. Sempre antes das inscrições para o Enem, o Inep faz a publicação de um edital, documento contendo todas as regras para o Enem 2019, como data das inscrições e de pagamento da taxa, data para pedido de isenção e todo o cronograma até a liberação do resultado e espelhos da redação. É importante uma vez que seja divulgado o edital para o Enem que ele seja lido com cautela e se não entender alguma coisa corre aqui no Enembulando que ajudamos vocês. 

Mesmo que o edital ainda não tenha sido publicado, o Inep já divulgou as datas para o Enem 2019. As provas serão aplicadas, como no ano passado em dois domingos consecutivos,  nos dias 3 e 10 de novembro. As inscrições para o Enem 2019 deverão ser feitas entre os dias 6 e 17 de maio, atráves da página do participante pela internet.

O valor da taxa também não foi divulgado, porém é possível pedir a isenção da taxa de inscrição, que poderão ser realizados entre os dias 1 e 10 de abril.

Cronograma Enem 2019

Já salve as datas na agenda!

  • Pedidos de isenção/justificativa: 1 a 10 de abril.
  • Inscrições: 6 a 17 de maio.
  • Provas: 3 e 10 de novembro.
  • Resultado: janeiro de 2020.

Como é feito a inscrição do Enem

A inscrição no Enem é feita totalmente online no site do Inep, e pode ser realizada em poucos minutos. O importante ao fazer as inscrições, mesmo que simples, é tomar todos os cuidados para não errar nenhuma informação cadastrada. O sistema pedirá que o estudante informe dados pessoas, como CPF e RG, endereço, quando concluiu o ensino médio e também fará responder outras informações. É também na inscrição que deverá ser informado se precisará de algum atendimento especializado ou específico.

Quanto é a taxa de inscrição

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), orgão responsável pelo Enem, é quem  estipula um valor para a taxa de inscrição do Enem, este, que é usado para ajudar a custear os gastos com a produção, impressão e aplicação da prova. O valor da taxa pode variar a cada ano, no ano de 2018, foi taxado em R$ 80,00. 

Posso conseguir isenção de taxa de inscrição do Enem?

Se você estiver concluindo o Ensino Médio em escola pública em 2019, a isenção é garantida e aplicada automaticamente desde que a inscrição seja feita sem erros. Ou seja, preencha com atenção todos os seus dados, e principalmente o ano de conclusão do Ensino Médio e escola que está cursando. Se este não for o seu caso, ainda é possível pedir a isenção da taxa do Enem se compravarem renda familiar inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa e ter cursado do primeiro ao último ano do Ensino Médio em escola pública.

Outro detalhe importante para conseguir a isenção é que se você pediu a isenção do Enem 2018 e  faltou nas provas, a isenção para o Enem 2019 só será concedida com a apresentação de justificativa com um dos documentos aceitos. 

Se preparando para o Enem 2019

 A previsão para a prova do Enem 2019 como nos anos anteriores é que acontença no mês de novembro. Nossa maior dica que podemos dar é: não espere sair o edital, concluir suas inscrições, ou mesmo ver ainda se consegue aprovação no Sisu, Prouni ou Fies no segundo semestre. A única certeza é que você terá uma nova oportunidade de prova e que cada tempo de estudo é crucial para melhorar seu desempenho. Mesmo sem o cronograma, comece agora a se preparar para o Enem 2019, mesmo que seja aprovado, conhecimento nunca é demais e tudo que aprender te ajudará na faculdade, independente do curso. 

Algumas máterias aqui do Enembulando que recomendamos ler:

O Edital 

Lembrando: é extramente importante para se preparar para o Enem 2019 com antecedência e não ser pego de surpresa. Só saberemos ao certo as regras para o Enem 2019 com a publicação do Edital.

Fiquem atentos a tudo que acontece no Enem, é só lembrar da gente, acreditem, muita gente perde as inscrições do Enem por que não se atentam as datas. Perdem o  pedido de isenção, e não pagam a taxa na data certa.  Alguma dúvida? Pergunte nos comentários que responderemos todos vocês.

Enem 2019