Como usar Mapas Mentais nos seus estudos Atualizado no dia
Você sabe o que é um Mapa Mental?
Mapa mental é uma técnica de estudo bastante prática que é usada para aprender e memorizar a matéria estudada.
Os mapas mentais podem ser usados de diversas formas, servem para melhorar o aprendizado, organizar informações, gerenciar o seu dia, desenvolver um plano de carreira, preparar uma apresentação, elaborar e gerenciar projeto, entre muitas outras. Existem várias técnicas de estudos, todas tem o propósito de otimizar o seu estudo e consequentemente o seu aprendizado. O uso de Fichamentos sempre foi a técnica mais popular mas o uso de Mapas Mentais tem ganhado bastante espaço entre os Enembulandos e concurseiros.
Como usar Mapas Mentais no seu estudo para o Enem
Antes de criar o Mapa Mental, estude a matéria e entenda seus principais conceitos. Ao ler a matéria você pode ir marcando as principais palavras chaves do conteúdo. Por exemplo você está estudando Cartografia e você aprende que existem três tipos principais de projeções cartográficas, como a Cilidrica, a projeção Cônica e a Azimutal. O que está em negrito seria as possíveis palavras chaves que entraria no seu mapa. Cada pessoa tem uma forma de pensar e organizar as informações, porém você pode perceber no nosso exemplo que há uma hierarquia pre-definida, que poderia ser Cartografia > Principais Projeções cartográficas > Cilidrica, Conica e Azimutal. Quando se fala em hierarquizar o conteúdo estudado pense que há ideias primárias e ideias secundárias. As ideias primárias são os principais conceitos do tema, as secundárias podem ser os exemplos, e/ou as aplicações práticas do conceito.
Como criar um Mapa Mental
O Mapa Mental funciona como uma ponte entre a mente e o mapa, ou seja, uma parte do assunto está na sua mente e outra está no papel, representada pelo mapa. Veja este mapa mental:
Um mapa mental possui como centro um tema e vai se ramificando a partir de palavras ou imagens que conectam ideias e informações ligadas ao tema central. Para criar um mapa mental, o primeiro passo é escrever ou desenhar a ideia central centro de um página. Você pode usar folhas A4, cartolinas, quadros e existema até APPs e programas para criação dos diagramas. Em torno do tema central, entrarão as ideias primárias e as ideias se cundárias.
O Mapa Mental é visual, então as canetas coloridas são mais que bem vindas. Use as cores para separar níveis de informação, como tipos e características.Você também pode usar para diferenciar as informações escrevendo em tamanhos diferentes. Usando marcador de texto e sublinhando o que quiser destacar.
Revisando com Mapas Mentais
Talvez a principal vantagem do uso dos Mapas mentais seja na hora da revisão. Ao tentar refazer os caminhos que você usou para criar o mapa mental você vai recriando os pensamentos e lembrando da matéria estudada. Além de, poder identificar aquilo que você não lembra e que precisa de um reforço extra.