A Plataforma Enembulando agora é 100% gratuita!
Clique em cadastrar e comece agora mesmo

voltar para o blog

Como tirar 1000 na redação do Enem 2024 Atualizado no dia

O primeiro passo para conseguir tirar nota máxima na redação é entender como a sua redação é avaliada pela banca examinadora. Há 5 competências que se espera do Enembulando na redação.

Competência 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.

Os avaliadores esperam que o estudante seja capaz de desenvolver um texto claro e objetivo. Os avaliadores nesta competência irá avalia os aspectos básicos da língua portuguesa, como a maneira correta de escrever cada palavra, o uso correto dos sinais de pontuação, principalmente das vírgulas, e as demais regras gramaticais como as concordâncias, regências e flexões. Nessa competência o candidato recebe uma avaliação que sinaliza o conhecimento das regras básicas de português. É fundamental que o candidato conheça as diferenças entre a linguagem oral e escrita para se sair bem nessa avaliação. 

Competência 2: Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

A primeira coisa que o avaliador irá avaliar nesta competência é se o estudante compreendeu a proposta da redação do Enem, ou seja, se o candidato conseguiu ser fiel ao tema proposto. Para ser fiel ao tema proposto o estudante deverá desenvolver sua dissertação sem perder o foco. É comum que muitos candidatos acabem fugindo do tema e falem mais sobre aspectos que se relacionam ao tema do que sobre o próprio tema em si que foi pedido. Em uma redação sobre os Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil (Enem 2016) o estudante não poderá dissertar sobre nada que não seja as formas de combater a intolerância religiosa.  

O outro aspecto abordado por essa competência é quais foram as argumentações utilizadas. Um texto do gênero dissertativo-argumentativo utiliza a argumentação como base para defender uma ideia (tese), então em um texto dissertativo-argumentativo é preciso convencer o leitor. Há várias maneiras de argumentar, pode ser utilizado comparações, conceitos, exemplos, etc.. É argumentando que você mostrará que tem conhecimento para desenvolver o tema e apresentar uma conclusão coerente e fundamentada.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

A competência 3 avalia de uma forma geral a organização da sua redação e a utilização correta das conjunções  (mas, porém, contudo, porque...)  para que a argumentação tenha coerência. As conjunções que são os termos responsáveis por conectar as frases de forma coerente. A maneira como organiza as ideias também é fundamental para a correta interpretação do texto. Toda escrita precisa expressar corretamente o que pensamos e queremos dizer, traduzindo os pensamentos de forma que o leitor consiga facilmente compreender o nosso ponto de vista. O texto deve fazer sentido para o leitor, se sua ideia e argumentos não forem transmitidos corretamente, você falhou nesta competência. 

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

A competência 4 está relacionada com a competência 3, mas aqui o ponto central para o avaliador é o sequenciamento das ideias: a relação entre as frases e os parágrafos. Ao se desenvolver sua redação, é preciso saber o momento certo de se terminar um parágrafo, bem como o momento certo de se terminar uma frase e começar um novo raciocínio. É  necessário que cada frase esteja inserida corretamente no contexto do seu respectivo parágrafo, para não prejudicar a lógica do texto e a linha de pensamento.

Competência 5: Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Nesta competência. é importância que o estudante considere e valorize  as diferenças culturais e sociais. Isso significa que você não deve se restringir a uma cultura ou sociedade manifestando de forma que incite preconceito, segregação ou ao menosprezo. Para fazer uma boa redação do Enem é preciso considerar a diversidade cultural e social.

Os corretores do Enem esperam que na sua dissertação, a conclusão traga uma solução para o problema que foi exposto na proposta do tema.  Na escolha e forma de utilizar de argumentos,você precisa, ao longo da redação, direcionar o leitor para uma linha de raciocínio que culmine na conclusão do tema, apresentando sua solução, deixando claro qual é a sua posição sobre o tema.

Entendido as 5 competências segue abaixo um sistema que busca ajudar a colocar em prática o que precisa acontecer para que sua redação atenda ao que é pedido. Esse "sistema" é ensinado por muitos professores de cursinho mas lembre-se que não existe receita de bolo.

Leia atentamente a proposta

Leia a proposta de redação com cuidado. Antes de começar a escrever, precisa estar bem claro pra você qual é o tema e qual é a proposta de redação. O que está sendo solicitado que você faça?  Lembre-se da Competência 2 Compreender a proposta da redação.  É nesse momento que você deve se perguntar sobre o que você sabe sobre esse tema. Leia com atenção os textos de apoio, pois eles servem para te ajudar a entender o tema. E não ignorem as imagens, elas não estão lá somente por ilustração. A imagem está dentro de um contexto.

Construa sua tese

Numa dissertação, quem escreve quer persuadir o leitor acerca da opnião que está defendendo.  Depois de ter entendido bem a proposta de redação, você deverá escolher qual aspecto que você quer abordar, formular a sua tese e os argumentos que irá utilizar. Para encontrar uma tese, reflita no que mais lhe chamou atenção no tema proposto, sobre o que realmente voce tem capacidade de argumentar e demostrar uma posição.

Organize suas ideias

Depois de ter escolhido sobre o que irá argumentar, é fundamental que essa tese seja desenvolvida. Ao aprofundar o que voce está defendendo na sua redação pode leva-lo a perder o foco, e até mesmo a fugir do tema. Organizar suas ideias significa escolher quais argumentos melhor ajuda a convencer o leitor sobre sua tese. Quais exemplos você pode usar? Esse exemplo melhora ou piora a compreensão do que estou afirmando?

Selecione os argumentos

Depois de ter ordenado suas ideias, defina quais argumentos que vai utilizar, o que vai eliminar, e busque também ver o que falta para que sua opnião seja validada. 30 linhas é realmente pouca coisa para convencer alguem e usar todas as suas ideias não funcionará. Caracteristicas de um bom argumento: bem contextualizado com o tema e que melhor ajuda a convencer o  leitor.

Estruture seu texto

Uma dissertação é estruturada basicamente em introdução, desenvolvimento e conclusão.  A introdução você apresentará o tema e o qual a posição que você toma em relação a esse tema (tese). No desenvolvimento você expõe seus argumentos e exemplos. Na conclusão você explica como esses argumentos e exemplos validam a sua tese.  Em uma dissertação, a melhor ideia será aquela sustentada por argumentos convincentes, com os quais o autor se faça entender.

Revise sua redação

Ao finalizar o rascunho da sua redação, não deixe de revisar o que fez antes de passar a limpo. Verique se escreveu as palavras corretamentes, uma dica caso esteja em duvida de como se escreve uma determinada palavra, troque por um sinônimo. Se repetiu uma palavra veja se pode substituíla. Há coerência entre suas ideias? Os elementos textuais estão coesos? Seus argumentos seguem uma linha de raciocinio claro para o leitor?

A importância de um treinamento

Todos os que conseguiram 1000 na redação tem um ponto crucial em comum: o treinamento. Escrever requer habilidade, saber manipular as ideias atráves de uma linguagem. O recomendado pela maioria dos professores é que se faça pelo menos uma redação por semana. Faça as propostas dos anos anteriores.  É muito importante que tenha um professor que possa corrigir sua redação a fim de rever os erros e lhe ajudar a melhorar a cada nova redação feita por você. 

Será que sou capaz de argumentar sobre esse tema?

Você só conseguira arguementar sobre um tema se conhece-lo. Se você me pedir para escrever sobre a fome na Etiopia, tirarei provavelmente zero na redação pois não saberei dizer exatamente nada o tema. E muito menos ter uma opnião. Se você ollhar todas as propostas de redação das provas anteriores verá que todas tem algo em comum. Os temas são atuais e tratam dos problemas que afetam a nossa socidade. Então não deixe de estudar atualidades para o Enem. Leia jornais, e sempre que estudar procure correlacionar tudo que aprende ao que está acontecendo no Brasil e no mundo hoje. 

 

 

© Todos os direitos reservados. Enembulando. 2024.