Como se inscrever no Encceja passo a passo Atualizado no dia

Para realizar a inscrição no ENCCEJA, você deve ter em mãos os seguintes documentos pessoais: CPF e RG. Além disso, a informação correta do CEP de sua residência é indispensável para o recebimento do Cartão de Confirmação da Inscrição que contém, entre outras informações, o local de realização de sua prova.
A seguir encontra-se o passo-a-passo para realizar sua inscrição.
1) Acesse a página do ENCCEJA e clique em “Inscrição”
2) Informe o seu CPF e a sua data de nascimento. Clique em “Próximo”. Lembre-se: A data de nascimento deve ser igual àquela informada à Receita Federal. Em caso divergente, essa informação deve ser atualizada na base da Receita Federal para efetivar a inscrição no Exame.
3) Em seguida, são apresentadas as informações constantes na base da Receita Federal. Em caso divergente, essas informações devem ser atualizadas na base da Receita Federal para efetivar a sua inscrição no Exame.
4) No bloco “Dados Pessoais”, informe o número de sua identidade, o órgão expedidor e UF onde foi emitida sua identidade. Indique também sua Cor/ Raça e Estado Civil.
5) No bloco “Endereço” indique o CEP de sua residência. Confira os dados apresentados pelo sistema (Endereço, Bairro, UF e Município). Preencha o campo “Número” e caso necessário o “Complemento”. Lembre-se: Essas informações são fundamentais para o recebimento do Cartão de Confirmação da Inscrição.
6) No bloco “Contato”, o preenchimento do “E-mail” é obrigatório para recuperação da sua senha de acesso.
7) No bloco “Necessidades Especiais e Atendimentos Diferenciados”, caso necessite de algum ATENDIMENTO DIFERENCIADO indique “Sim” à pergunta “Possui alguma deficiência ou necessidade de atendimento diferenciado?”.
Em seguida, indique a deficiência ou a condição especial e o tipo de auxílio ou o recurso que necessitará para realizar a prova:
Lembre-se: Os participantes que solicitaram atendimento diferenciado serão contatados pela empresa contratada para confirmação de informações e para verificação da viabilidade do auxílio ou recurso solicitado. O participante deverá dispor de documentos comprobatórios da situação de atendimento diferenciado solicitada.
9) No bloco “Unidade Certificadora”, selecione o Estado e a Secretaria de Educação onde deseja solicitar o seu certificado de conclusão do Ensino Fundamental.
10) No Bloco “Local de Provas”, selecione o Estado e o município onde deseja realizar as provas do ENCCEJA.
11) No Bloco “Provas”, selecione a (s) prova (s) do ENCCEJA que deseja realizar.
12) Em seguida, cadastre uma senha que apresente no mínimo 06 (seis) caracteres, podendo conter números ou letras. Clique em “Próximo”.
13) Confirme o local para realização das provas do ENCCEJA, clicando SIM. Caso contrário, clique em NÃO e corrija o local de provas.
14) Após confirmar o local para realização das provas, você preencherá o Questionário Socioeconômico. Ao finalizá-lo, é apresentada a seguinte mensagem:
15) Você poderá imprimir o comprovante que consta seu número de inscrição, clicando em IMPRIMIR. A impressão desse comprovante será de sua responsabilidade.
Este tutorial foi feito pela equipe do INEP. Original em pdf aqui.