Como lidar com a rotina de estudos | Enembulando

Como lidar com a rotina de estudos

Estudar é cansativo, quando alguém lhe disser “mas você só estuda”, não deixe barato. Estudar é um trabalho como qualquer outro que exige esforço, dedicação e investimento pessoal. Lidar com o cansaço físico e mental talvez seja um dos maiores desafios para todos os enembulandos. Ansiedade e estresse são inimigos da aprendizagem e podem boicotar totalmente os seus rendimentos. Aprender como lidar com a rotina de estudos é fundamental para uma boa preparação para o Enem." data-share-imageurl="https://enembulando.com.br/sites/default/files/field/image/como-lidar-com-a-rotina-de-estudos_0.png">

Estudar é cansativo, quando alguém lhe disser “mas você só estuda”, não deixe barato. Estudar é um trabalho como qualquer outro que exige esforço, dedicação e investimento pessoal. Lidar com o cansaço físico e mental talvez seja um dos maiores desafios para todos os enembulandos. Ansiedade e estresse são inimigos da aprendizagem e podem boicotar totalmente os seus rendimentos. Aprender como lidar com a rotina de estudos é fundamental para uma boa preparação para o Enem. 

Como lidar com a rotina de estudos

Há formas de driblar todos os problemas que envolvem manter uma rotina. Cada pessoa tem as suas próprias dificuldades que devem ser consideradas, mas existem algumas técnicas que podem ajudar a todos, independente do estilo de estudo de cada um. A primeira coisa que precisa ser considerado é que os descansos devem ser incorporados na sua rotina. Você já ouviu falar da técnica do Pomodoro? Escrevemos uma matéria completa sobre, não deixe de ler: link. Uma boa rotina de estudos precisa basicamente de três coisas: intercalação do dos estudos, divisão do conteúdo que vai ser estudado,e o tempo que cada um vai ser estudado.

Divida os seus estudos em Blocos

A palavra Pomodoro significa tomate e são aqueles temporizadores usados na cozinha para marcar o tempo. Você não precisa de temporizador em formato de tomate, você pode usar qualquer um outro. Se for usar o do celular, bastante cuidado com dispersões, seus amigos te chamando no whatsapp com certeza te tirar do foco. A ideia por trás do Pomodoro é você dividir seu tempo de estudo em pequenos blocos. Para cada bloco você marca no relógio, por exemplo, um tempo de 20 minutos de estudo e a cada bloco, tira entre um e outro,  5 minutos de pausa. Nas pauas você levanta, vai beber uma água, faz um alongamento e volta a marcar mais um Pomodoro de 20 minutos.

Além dos descansos que você terá que fazer durante os seus estudos, dormir bem é extremamente importante. É quando dormimos que estamos consolidando o que aprendemos. E é dormindo que nos recarregamos fisicamente e mentalmente para um novo dia de estudos. Saber como lidar com a rotina de estudos, é também entender os seus limites, ninguém consegue estudar o dia todo, dormir mal, e conseguir um bom rendimento no próximo dia. 

Intercale os conteúdos e matérias

Outra forma de contornar os problemas causados por estudar por muito tempo estudos é intercalar conteúdos considerados por você difíceis com conteúdos mais fáceis. Leituras com resolução de listas. Assistir uma vídeo aula, e desenhar um mapa mental. A prática de estudar intercaladamente associado a pequenos descansos e  “possíveis cochilos” é a meneira que você írá contornar os efeitos do cansaço mental. A monotonia é inimiga do aprendizado, faz com que você disperse, e te deixa mais propenso a postergar e a procrastinar. Principalmente quando há muitas outras coisas melhores pra fazer (ver série TV, mecher no celular, ouvir música) estudar a mesma coisa por muito tempo vai te desmotivar.  Estudos intercalados é sem dúvidas a melhor solução. 

Use a prática distribuída

Estudar por um longo período o mesmo conteúdo tem se demonstrado ser bem menos inéficaz, do que distribuir o conteúdo ao longo do tempo, utilizar essa prática que levou o nome prática distribuida é obrigatório para melhorar seu rendimento. Pode lhe parecer estranho, principalmente por que estamos acostumados na escola com até mesmo duas horas seguidas da mesma aula. Mas você já deve ter percebido como é dificil os ultimos 30 minutos da aula onde sua atenção já se esvaiu e tudo que você gostaria é que a aula acabasse logo.

 

Como lidar com a rotina de estudos