A Plataforma Enembulando agora é 100% gratuita!
Clique em cadastrar e comece agora mesmo

voltar para o blog

Como justificar ausência no Enem 2022 Atualizado no dia

Se você faltou no Enem 2022 e tinha pedido a isenção da matrícula, você deve justificar o motivo da sua ausência ou você perdera o direito de pedir a isenção no ano seguinte.

Saiba neste post como justificar sua ausência no Enem.

Por que devo justificar ausência no Enem?

O Enem tem um custo alto para ser produzido. Impressão das provas, contratar fiscais, garantir a segurança e integridade da prova.
Para ter uma ideia, o Enem nos anos anteriores possui um custo estimado em R$ 466,8 milhões. Infelizmente, a cada ano se desperdiça muito recurso público por causa dos candidatos que se inscrevem para a prova do Enem e não comparecem no exame.
Para se ter uma ideia, a média de abstenções do Enem são de 25%. É muita gente! Para diminuir as abstenções, passou a vigorar a norma para os candidatos que pedirem isenção e faltarem no dia da prova do Enem.

Pelas regras do Enem, são isentos da taxa de inscrição os candidatos de baixa renda e os concluintes do ensino médio na rede pública, porém, quem faltar no Enem 2022 só conseguirá isenção no Enem 2023 caso possa justificar a sua falta.

Como eu faço para justificar minha falta no Enem?

O Inep costuma divulgar com antecedência o cronograma para pedido a justificação da ausência e da isenção da taxa de matrícula no Enem.
A justificação da ausência deverá ser feita no momento da inscrição do Enem, durante o período de pedido de isenção da prova.
Caso a ausência não seja justificada, ou se o Inep não aceitar a justificativa, a taxa de inscrição deverá ser paga para que possa ser confirmado sua inscrição.
Os pedidos de isenção da taxa de inscrição e de justificativa de ausência no

Enem devem ser feitos na página do participante da prova: http://enem.inep.gov.br/participante

Documentos que justificam a ausência no Enem?

Você poderá justificar a sua ausência no Enem 2022 se você tiver passado por: acidente de trânsito, assalto/furto, morte na família, maternidade, paternidade, acompanhamento de cônjuge, casamento, saúde e trânsito.

Veja os documentos que serão aceitos para de cada um desses casos:

  • Acidente de Trânsito – Boletim de Ocorrência Policial; legível e datado; com nome completo, CPF e RG do participante. O Boletim deve relatar o acidente de trânsito, envolvendo o participante, ocorrido na data de aplicação do Enem 2022, antes das 13h (Horário de Brasília).
  • Assalto/Furto – Boletim de Ocorrência Policial; legível e datado; com nome completo, CPF e RG do participante. O Boletim deve relatar o assalto/furto, tendo o participante como vítima, ocorrido na data de aplicação do Enem 2022, antes das 13h (Horário de Bras ília).
  • Casamento – Certidão de Casamento; legível e datada; com nome completo do participante. O casamento deve ter ocorrido, no máximo, nove dias antes da data de aplicação do Enem 2022.
  • Luto – Certidão de Óbito e documentação que comprove o parentesco com o participante. O óbito deve ter ocorrido, no máximo, oito dias antes da data de aplicação do Enem 2022. Parentesco válido: pai, mãe, responsável legal, companheiro, cônjuge, filho ou enteado.
  • Acompanhamento de cônjuge – Documento, expedido por autoridade constituída, que comprove o acompanhamento de cônjuge ou companheiro deslocado para outra cidade.
  • Problema de Saúde – Atestado Médico; legível e datado; com nome completo do participante; número do CRM (Conselho Regional de Medicina) e assinatura do mé dico. O Atestado deve especificar a necessidade de repouso na data de aplicação do Enem 2022. Também serão aceitos atestados de acompanhamento de familiar. Parentesco válido: pai, mãe, responsável legal, companheiro, cônjuge, filho ou enteado.
  • Licença Maternidade – Atestado Médico; legível e datado; com nome completo, CPF e RG da partic ipante, identificada como mãe; número do CRM (Conselho Regional de Medicina) e assinatura do médico. O nascimento deve ter ocorrido, no máximo, 180 dias antes da data de apli cação do Enem 2022. Também são válidas licenças maternidades para casos de adoção documentados.
  • Licença Paternidade – Certidão de Nascimento; legível e datada; com nome completo, CPF e RG do participante, identificado como pai. O nascimento deve ter o corri do, no máximo, cinco dias antes da data de aplicação do Enem 2022. Também são válidas licenças paternidades para casos de adoção documentados.
  • Trabalho – Declaração de exercício de atividade profissional; legível e datada; com nome completo, CPF e RG do participante; número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e identificação do empregador responsável pela declaração. O trabalho deve ter ocorrido na data de aplicação do Enem 2022.

 

© Todos os direitos reservados. Enembulando. 2024.