A Plataforma Enembulando agora é 100% gratuita!
Clique em cadastrar e comece agora mesmo

voltar para o blog

Como calcular a sua nota no Enem Atualizado no dia

Não sabe como calcular a sua nota no Enem? Não se desespere, é muito simples e vamos te explicar tudinho aqui.

Como funciona a nota do Enem

Antes de entender como calcular sua nota é importante entender como funciona a nota do Enem. A prova do Enem possui 180 questões, e uma redação. A nota da redação é muito simples, ela vale de 0 a 1000, porém a nota das provas objetivas segue um cálculo que não leva em consideração apenas a quantidade de acertos, mas a sua consistência das respostas. Por tanto, acertar 80% das questões de uma prova não significa que você terá 800 pontos nesta prova. Duas pessoas podem acertar a mesma quantidade de questões, mas acertando questões diferentes vocês terão notas diferentes. Não entraremos em detalhe como o Enem calcula a nota de cada prova objetiva, se quiser entender leia o nossa matéria Como funciona a nota do Enem. Mas o que precisa saber é que por mais que quase gabarite uma das provas, sua nota chegará próxima de mil, ou ainda poderá até mesmo ser maior que 1000 pontos.

Achou confuso? Um pouco. Mas para fim de facilitar a vida pense que sua nota nas provas objetivas também são de 0 a 1000.

Então, quando o Enem libera o seu resultado ele te informa 5 notas que em tese, serão de 0 a 1000 pontos.

Print de um resultado do Enem 2018Como calcular a sua nota no Enem

Há duas formas de se calcular a nota do Enem, uma simples, normalmente é que usamos pra dizer como nos saímos no Enem, e uma que normalmente é a utilizada pelas instituições no Sisu, que usa pesos para determinadas provas.

Por média simples

Calcular a sua nota do Enem por média simples é muito fácil, é só somar todas as notas e dividi-las por 5.

Exemplo neste resultado do Enem 2018 que achamos na internet. Para saber qual foi a nota do Enem desse resultado é só somar tudo e dividir por 5. (706,7 + 7652,5 + 677,0 + 873,3 + 1000 = 803,9).

Por média ponderada

Mesmo que sua nota no Enem seja a nota da média simples, na prática, a sua nota pode variar de curso pra curso dependendo dos pesos que a instituição que você está tentando definiu para o curso que você quer. Vamos supor que sua nota no Enem foi 690 pontos, mas que você foi muito bem em redação e na prova de linguagens. Sua nota para um curso de letras de uma Universidade que colocou peso maior pra redação e linguagens será maior que 690, mas se tentar um curso que não dá pesos em redação e linguagens mas dá peso para as provas que você foi mal sua nota para aquela vaga, cairá.

Como calcular a média ponderada:

Para calcular sua nota,você terá que multiplicar a nota obtida em cada prova pelo peso atribuído na universidade no curso selecionado (por exemplo, se a instituição deu peso 3 para a redação, você irá multiplicar a nota obtida na redação por 3).

Depois que você multiplicou cada nota pelo peso que a instituição atribui para cada prova, a sua nota pra esta instituição será a soma de todas as notas dividido pela soma de todos os pesos.

 

 

 

Aumentar sua nota no Enem nunca foi tão fácil!

© Todos os direitos reservados. Enembulando. 2024.