Aumente suas chances no SiSU 2018 | Enembulando

Aumente suas chances no SiSU 2018

Olá, Enembulando!

A nossa ideia com essa matéria é dar a você todo o suporte necessário para se sair muito bem ao final do período de seleção e através da estratégia de conhecer o sistema, tornar o ingresso no ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificado – SiSU, uma realidade!

Primeiramente, vamos entender alguns conceitos básicos que envolvem essa seleção, ok?!

O primeiro deles é o SiSU, que é o sistema informatizado do Ministério da Educação no qual as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do ENEM, e é por onde os alunos que fizeram o ENEM e se inscrevem no SiSU são selecionados. Atenção!! Para se inscrever é preciso ter feito o Enem 2017 com nota maior que zero na redação.

Outro conceito muito importante para a montagem da sua estratégia para o ingresso na faculdade é o da nota de corte. A nota de corte é a menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados, ela é calculada para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência (é mais ou menos assim: ao final de cada dia de inscrição o sistema – SiSU – calcula entre os candidatos e a quantidade de vagas ofertadas, qual a menor nota para que o candidato esteja entre o número de vagas). Entendeu? Ainda não? Pois vamos lá: Suponhamos que um determinado curso tenha 30(trinta) vagas ofertadas e um total de 4000 (quatro mil) inscritos, a nota de corte é a nota do 30º (trigésimo) candidato em ordem decrescente de nota. Ficou mais fácil assim? Mas, lembrando. Ter nota maior do que a nota de corte no último dia não assegura que você será selecionado... entre o momento da sua inscrição e a divulgação do resultado da seleção outros candidatos com notas maiores podem fazer a mesma opção que você e a nota de corte alterar drasticamente.

Diante desses dois conceitos e da explicação na prática vamos para a parte mais importante para a caminhada rumo à aprovação, o que chamaríamos de segredo para um bom desempenho no SiSU: conhecer a nota de corte do ano anterior! Nós do Enembulando separamos pra vocês todas as notas de corte do SiSU 2017.1 (clique no link pra conferir) e as suas respectivas modalidades de concorrência.  Conhecendo a nota de corte do curso de sua predileção você será capaz de montar um quadro comparativo entre sua nota, nota de corte do ano passado e as notas de cortes dos dias de inscrição. Dessa forma você será capaz de fazer a escolha mais acertada e ficar cada vez mais próximo da sua tão sonhada aprovação. MAS ATENÇÃO: as inscrições vão do dia 23 a 26 de janeiro.

Bem enembulandos, ficamos por aqui com as nossas dicas de como vencer o SiSU através do conceito de SiSU, Nota de corte e acompanhamento dos dias de inscrição.

Quaisquer dúvidas nos procurem através das redes sociais ou comente aqui na matéria que teremos o maior prazer em respondê-los. E não deixe pra depois, segue as notas dos anos anteriores.

 

Image: 

Conteúdo relacionado