As notas de corte vão cair no SISU 2018?

O Enem 2017 teve uma queda no total de alunos com nota mil na redação e foi o ano que teve mais notas zeros. Professores dos cursinhos de todo o país concordam que foi a prova mais difícil de todas as edições que já teve do Enem.

Porém avaliar se a nota de corte dos cursos vão ou não cair é complicado. O próprio Inep ao ser pergutando na coletiva de imprensa onde apresentou dados sobre o Enem 2017 afirmou que não dá pra saber.

São vários critérios que podem influenciar as notas dos estudantes e consequentemente as notas de corte, dos mais óbvios aos parametros mais subjetivos.

  • São populações diferentes. Os estudantes que fizeram o Enem 2017 não são os mesmos estudantes que fizeram o Enem 2016, ou o Enem 2015. O que dificulta comparações.

  • O nível de dificuldade da prova e o TRI. Linguagens e suas Tecnologias, por exemplo, é mais fácil para a maioria dos enembulandos, então para ter uma nota maior precisa acertar muitas questões. Matemática ao contrário com menos questões acertadas é possível uma nota maior.

  • A quantidade de vagas ofertadas tem aumentado de edição pra edição conforme novas instituições, como a USP por exemplo, passam a usar o SISU no seu processo de seleção.

  • O próprio interesse nos cursos não são os mesmos, em um ano Admistração foi o curso mais concorrido, este ano pode ser Direito.

  • Entre outros.

Para quem não entendeu ainda muito bem como funciona a nota de corte, deixe me explicar. A nota de corte do SISU é a pontuação mínima para os candidatos serem aprovados no processo seletivo e conquistar uma vaga. O Sisu vai disponibilizar um número de vagas (30 vagas em Farmácia na UFRJ), calcular as notas de acordo com o peso de cada instituição e vai ranquear os maiores resultados.

Os 30 estudantes que tiraram as maiores notas serão aprovados e a nota de corte será estabelecida com base na pontuação do último candidato selecionado. Ou seja, a nota de corte será a nota do estudante na 30ª colocação.

Se a nota de corte do curso de Direito na USP é 739,54, significa que você precisa tirar essa pontuação ou mais para ser aprovado. 

No ProUni é parecido. O Fies é o mais difícil de prever, por que o Fies Seleção usa sempre a nota mais alta dos anos anteriores. 

Gráfico Queda

Conteúdo relacionado