A Plataforma Enembulando agora é 100% gratuita!
Clique em cadastrar e comece agora mesmo

voltar para o blog

Como funciona a Nota do Enem Atualizado no dia

Nos vestibulares tradicionais, as notas são calculadas de forma de que cada acerto vale a mesma coisa. No Enem é diferente: candidatos com o mesmo número de respostas certas podem ter resultados finais diferentes. Um dos objetivos desse modelo é permitir que provas com níveis de dificuldade diferentes possam ser comparadas.

Dentro de cada area de conhecimento do Enem, exceto a redação, foram estabelecidas escalas de proficiência. Essas escalas consideram que cada conhecimento adquirido é necessário para avançar naquela área. Ou seja, para aprender o conteúdo B é necessário conhecer o conteúdo A, e para aprender o conteúdo C é necessário ter aprendido o B.  Assim, para cada questão é esperado um determinado grau de proficiência. Ao mesmo tempo, espera-se que quem conhece o conteúdo B tenha respondido adequadamente uma questão sobre o conhecimento A. O objetivo disso é saber se há coerência nas respostas dos candidatos. A coerência é um sinal de que o estudante realmente aprendeu aquele conteúdo e que o acerto não foi apenas um “chute”.

No cálculo dos pontos, quando há coerência nas respostas, os acertos valem mais.

O processo de elaboração do Enem inclui um pré-teste das questões. O INEP (órgão do Ministério da Educação que elabora o Enem) aplica as questões para uma amostra de alunos com características parecidas com o do público que fará o exame. Com os resultados, três perguntas devem ser respondidas: essa questão é capaz de diferenciar os participantes que dominam uma habilidade e os que não dominam? Qual o grau de dificuldade dessa questão? Qual a chance de um participante acertar a questão por acaso? Isso define em que ponto da escala está a questão.

Por trás desse modelo está a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Essa teoria se baseia em uma função que tem em um dos eixos o grau de dificuldade da pergunta e em outro eixo a probabilidade de um candidato com aquela proficiência acertar essa questão.

 

© Todos os direitos reservados. Enembulando. 2024.