A Plataforma Enembulando agora é 100% gratuita!
Clique em cadastrar e comece agora mesmo

voltar para o blog

Como escolher o cursinho ideal pra você Atualizado no dia

Vários fatores devem ser levado em consideração para escolher o cursinho ideal para você. A mensalidade do cursinho é o que mais pesa para muitas pessoas. Alguns cursinhos tradicionais das principais capitais do Brasil tem mensalidades que são mais de mil reais e matérias de estudo que também não são nada barato. A verdade seja dita, se o dinheiro não é um problema pra você, normalmente esses cursinhos preparatórios sãos os que realmente vão lhe melhor preparar para o ENEM. Eles pagam os melhores professores, fornecem monitores, alguns corrigem suas redações e fazem simulados com frequência para testar seus conhecimentos. Porém, se não pode pagar os melhores cursinhos da sua cidade, isso não significa que não poderá se preparar para o ENEM da melhor forma possível, é tudo uma questão de se adequar. Estudar sem cursinho é uma escolha de muitos estudantes que preferem planejar sua própria aprendizagem, e se dão melhor com os livros do que assistir as aulas. Há também a opção de assinar um cursinho online, uma plataforma que vem se tornando bastante popular.

Intensivo x Extensivo

Não se engane em deixar para estudar na véspera em um curso intensivo de um mês. Principalmente, se está visando uma vaga em um curso concorrido. O conteúdo do ensino médio é extenso, logo, o extensivo é a melhor opção.  O estresse é inimigo número um do aprendizado, e normalmente em cursinho intensivo é muito estressante ter que aprender muito conteúdo em pouco tempo sob pressão. Alguns cursinhos até oferecem extensivos e intensivos de uma forma concomitante ao final, para que possa revisar o conteúdo estudado durante o ano.

O Material

Os cursinhos normalmente oferecem um material de estudos que o professor costuma acompanhar. Procure saber se o material é completo. Se possui exercicios de cada tema estudado.

Monitores e espaço para tirar dúvidas

Nao recomendaria esses cursinhos populares que dão aula em grandes auditórios e não dão espaço para o aluno tirar suas dúvidas. Se o cursinho segue esse modelo de 'aulão' mas disponibiliza monitores para tirar a dúvidas dos alunos, sem problemas. Mas caso não ofereça monitores, é melhor assistir aulas no Youtube. A aprendizagem é uma construção individual e cada aluno tem suas próprias demandas..

A estrutura física

Estudar exige conforto. Antes de assinar o contrato conheça bem a estrutura das salas. Se tem espaço para estudar. Se mora em uma cidade quente se tem ar condicionado, ou no mínimo bons ventiladores. Se o ambiente tem muito barulho.

Veja histórico de aprovações

Os cursinhos que fazer um trabalho sério, sempre usam as listas de aprovações pra fazer propagandas do seus cursos, Dê uma olhada nessas listas, elas são um bom indicador da qualidade do cursinho.

Converse com professores e alunos

É sempre bom saber opniões de pessoas diferentes. Procure conversar com ex-alunos e buscar indicações. Se a administração é organizada. Se os professores são presentes.

Mas no final tudo depende é do aluno

Não adianta também escolher o melhor cursinho da sua cidade e ir para as aulas para dormir. Ou assistir as aulas, entender o que foi dito e achar que isso é aprendizagem. Independente do cursinho que escolher, a dedicação fora da sala de aula é fundamental. Se questionar e questionar o que foi lido, treinar com exercícios dos mais variados níveis de dificuldade e buscar informação complementar são o que ao fim farão a diferença na nota.

© Todos os direitos reservados. Enembulando. 2024.